2016-03-11 Comunicado de Imprensa

Concurso de Fotografia do Dia Internacional dos Museus de Macau, 2016 - "O Museu Móvel - Coexistência das Culturas Chinesa e Ocidental em Macau"

Museus e Paisagens Culturais é o tema do Dia Internacional dos Museus 2016. Este tema sublinha a responsabilidade dos museus, não só para com suas colecções, mas também para com o ambiente, incluindo as cidades, vilas e comunidades a que pertencem, e exorta-os a promoverem e comunicarem sobre ambos, as suas próprias colecções e o património cultural e natural que os rodeia. Museus de todos os tipos podem contribuir para um desenvolvimento sustentável reforçando os laços entre as pessoas e o ambiente.

Em resposta ao tema do Dia Internacional dos Museus, e para cumprir com o objectivo de emergir os museus de Macau na comunidade, de modo a ampliar o espaço público da prestação de serviços, o Museu de Marítimo, Museu de Macau e Museu das Comunicações, cooperam na promoção do concurso de fotografia com tema "O Museu Móvel - Coexistência das Culturas Chinesa e Ocidental em Macau ".

Os estudantes a tempo inteiro de estabelecimentos de ensino de Macau, bem como os residentes do Território, podem participar individualmente, quer na Categoria Aluno da Primária, Categoria Aluno do Secundário, ou mesmo na Categoria Geral (não há limite de idade). Todos são bem-vindos. Cada participante poderá submeter um máximo de três fotos. Todos os trabalhos serão exibidos no Acesso à Fortaleza do Monte do Museu de Macau, durante o Carnaval do Dia Internacional dos Museus de Macau em Maio. Os trabalhos vencedores receberão os seguintes prémios:

Categoria Aluno da Primária Aluno do Secundário Geral
1° Prémio iPad mini 2 Wi-Fi 16GB iPad mini 4 Wi-Fi 16GB iPad Air 2 Wi-Fi 16GB
2° Prémio Cupões livro no valor de MOP1500 Cupões livro no valor de MOP2000 Cupões livro no valor de MOP2500
3° Prémio Cupões livro no valor de MOP1000 Cupões livro no valor de MOP1500 Cupões livro no valor de MOP2000
Prémio de Apreciação Três vencedores por cada categoria, com cupões livro no valor de MOP500 por vencedor.

Submissão de trabalhos deverá ser efectuada por correio electrónico. Por favor preencha a sua Ficha de Inscrição e envie junto com trabalho(s) para a caixa electrónica: webmaster@museums.gov.mo antes das 17:30 de 14/04/2016 (5ª feira). Trabalhos submetidos após a data limite não serão avaliados.

Ao meso tempo, todos os fãs dos Museus estão convidados a votar electronicamente pela sua foto favorita de entre os trabalhos submetidos ao Concurso. Os residentes de Macau, com 6 anos ou mais em 01/01/2016 são elegíveis a participação na votação electrónica, durante o período de 18/04/2016 ~ 02/05/2016 (até às 22:00:00). Cada participante poderá votar apenas uma foto por categoria em www.museums.gov.mo. A foto que receber o maior número de votos em cada categoria - Aluno da Primária, Aluno do Secundário e Geral, irá ganhar o "Prémio Popularidade". Os autores das três fotos premiadas receberão cupões livro no valor de MOP500, respectiva. Todos os participantes na votação estarão automaticamente habilitados a ganhar o Grande Sorteio. Três vencedores serão escolhidos aleatoriamente para ganharem cupões livro no valor de MOP200.

Para mais informações sobre o Concurso e e-votação, por favor, contacte-nos por telefone para o Museu das Comunicações ou consulte a página electrónica dos Museus de Macau (www.museums.gov.mo).